O quinteto musical liderado pela pianista Isabel Rato sobe ao palco do Teatro Municipal da Covilhã (TMC), esta quarta-feira, 6 de novembro, a partir das 21h30.
Inserido nas comemorações dos 50 anos do 25 de abril, Isabel Rato, pianista, compositora, arranjadora e produtora portuguesa, um dos nomes femininos mais destacados do Jazz português nos últimos anos, apresentou o seu novo disco “Vale das Flores”.
É o quarto disco da pianista em nome próprio é inteiramente dedicado à música portuguesa, que conta com o apoio da Sociedade Portuguesa de Autores e Antena 2.
A compositora traz para este álbum autores da música portuguesa de todos os tempos e destacados na luta pela liberdade, como José Afonso, Sérgio Godinho, entre outros. Traz também algumas das canções tradicionais portuguesas do nosso património universal das melodias intemporais.
O disco conta com a participação de artistas convidadas da música portuguesa, nomeadamente Ana Bacalhau, Cuca Roseta e a guitarrista Marta Pereira da Costa.
“Histórias do Céu e da Terra” (2019) e “Luz” (2022), dois dos discos anteriores de Isabel Rato, foram considerados os melhores discos de Jazz nacionais dos seus anos respetivos pela revista de renome “Jazz.pt”.
O quinteto liderado por Isabel Rato, em cerca de 70 minutos, “leva o público a viajar pelo som do nosso país, conjugando a música portuguesa com o Jazz e a improvisação, refletindo o carácter universal das canções numa perspetiva singular e única”, refere o município da Covilhã em nota enviada aos órgãos de comunicação social.