O Teatro Municipal da Guarda (TMG) está integrado numa rede de circulação de projetos de música que permite aquela estrutura cultural acolher projetos de Portugal e Espanha e apresentar projetos de artistas guardenses em jornadas profissionais da indústria musical na Extremadura e no Minho.
A rede informal de circulação de projetos musicais é composta pelo Teatro Municipal da Guarda, o Meeting, Music, Market (MUM) – Jornadas Profesionales da Música na Extremadura e o MUMI – Jornadas Profissionais de Músicas do Minho, que decorre em Valença (Portugal) e Tui (Galiza).
Em comunicado, a autarquia guardense explica que esta rede “permite ao TMG acolher projetos espanhóis e portugueses, com a contrapartida de projetos de criação de artistas da Guarda, na área da música, se poderem apresentar nestas jornadas” que, de acordo com a Câmara Municipal, “são um espaço de referência para profissionais da música, empresas, festivais, produtores e programadores”.
Os participantes têm a oportunidade de avaliar o talento criativo dos artistas.
A 8ª edição do MUM vai ter lugar em Mérida, de 18 a 20 de abril de 2024, sendo que o Teatro Municipal da Guarda já avançou com a inscrição de alguns projetos desenvolvidos no âmbito de residências artísticas e com o apoio do TMG.