A junta de freguesia do Tortosendo vai realizar, durante esta semana, um conjunto de actividades para assinalar o 50º aniversário da revolução dos cravos. A inauguração de um memorial de homenagem aos antigos presos políticos da vila, uma homenagem aos antigos combatentes e a recepção a uma delegação da localidade de Saliste (Roménia) são algumas das principais actividades em destaque.
O programa vai ter o pontapé de saída no dia 24 de Abril com a exposição “O 25 de Abril visto pelas crianças” com a exposição de trabalhos de alunos dos vários estabelecimentos de ensino que estão sediados na vila e que vai estar patente ao público na sede da junta de freguesia. A partir das 18:00, a sede do Unidos do Tortosendo recebe a inauguração da instalação “Sentir Abril”. No mesmo espaço, a partir das 22:00, decorre o espectáculo musical “50 anos de Abril” a que se segue uma arruada pela liberdade.
No dia 25, a partir das 13:00, decorre um almoço popular a que se segue uma homenagem aos antigos combatentes. Às 17:15 decorre a recepção oficial à delegação de Saliste (Roménia) na sede da junta de freguesia, a que se segue um reconhecimento aos funcionários da junta de freguesia. Pelas 18:00 decorre a inauguração do memorial de homenagem aos presos políticos. Uma cerimónia que vai contar com a participação de Manuel Quinteiro Gomes, presidente da comissão de honra das comemorações naquela vila.
A delegação romena vai permanecer na região atá dia 26 de Abril, tendo prevista a deslocação a empresas, colectividades e associações da vila. Recorde-se que em Setembro do ano passado uma delegação do Tortosendo esteve naquela cidade da Roménia, no âmbito do pacto de amizade celebrado entre o Tortosendo e a cidade francesa de Saint Genis Laval, com quem Saliste está geminada.
A autarquia refere que pretende durante esta visita “fortalecer os laços de amizade e potenciar intercâmbios entre as forças vivas das duas localidades, bem como continuar a contribuir para uma Europa mais forte”.