Os trabalhadores da santa casa da misericórdia de Castelo Branco vão realizar, na próxima sexta-feira, uma concentração junto ao edifício da câmara municipal. A acção está integrada na greve nacional dos trabalhadores das misericórdias que foi convocada pelo sindicato dos trabalhadores em funções públicas e sociais.
Em comunicado, a estrutura sindical refere que reuniu com a união das misericórdias no passado mês de Janeiro e onde foi mais uma vez confrontada com a posição “da sustentabilidade financeira das instituições, com o elevado aumento dos custos de funcionamento e consequente dificuldade em actualizar os salários”.
O sindicato acrescenta que os acordos de cooperação entre o estado e as misericórdias “tiveram um reforço de 123 milhões de euros, “mas ainda assim as instituições propõem “uma proposta de actualização salarial de 2 a 5 euros, de diferenciação pela antiguidade”. Uma situação que não garante “a melhoria das condições de trabalho”.
Face a esta situação, o sindicato convocou uma greve nacional para a próxima sexta-feira. Em Castelo Branco, os trabalhadores da santa casa da misericórdia vão estar concentrados, a partir das 10:00, junto ao edifício da câmara municipal “para manifestar o seu descontentamento” e simultaneamente para “chamar a atenção para a importância da função social que exercem e que não é devidamente valorizada”.