Os distritos de Castelo Branco e Guarda estão sob aviso laranja, a partir das 12h00 desta segunda-feira e até às 00h00 de terça-feira, devido a trovoada, granizo e rajadas fortes.
A informação avançada este domingo pelo Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) que colocou mais 11 distritos sob o mesmo aviso.
Apesar das temperaturas elevadas, que na Beira Interior variam entre os 29ºC e os 37ºC, o IPMA prevê para os próximos dias chuva e aguaceiros em várias localidades da região.
O calor mantem, por isso, o aviso laranja e perigo máximo de incêndio rural em mais de 50 concelhos de Portugal continental.
No distrito de Castelo Branco, Fundão, Covilhã, Belmonte, Penamacor, Proença-a-Nova, Vila Velha de Ródão e Vila de Rei são os concelhos com alerta máximo.
O IPMA relembra que quando é decretado o perigo máximo de incêndio rural, existem restrições às atividades florestais, agrícolas e de lazer, nomeadamente na realização de queimas e queimadas, fogueiras, bem como o uso de maquinarias e equipamentos.