A atribuição do selo da UNESCO à cidade de Castelo Branco enquanto Cidade Criativa do Artesanato e Artes Populares mereceu reação da Turismo de Portugal, que recebeu o anúncio “com grande satisfação”.
O presidente da entidade regional, salienta em comunicado que esta distinção é “mais do que justa. Basta percorrer o centro histórico de Castelo Branco para percebermos a sua vitalidade criativa, assente na magnífica tradição do Bordado de Castelo Branco”, aponta Raul Almeida, felicitando a autarquia pelo reconhecimento.
“Com Castelo Branco, são já seis as Cidades Criativas que a UNESCO identificou no território do Centro de Portugal, o que é elucidativo sobre a dinâmica que se vive neste território. O artesanato e as artes populares, a música, a literatura e o design são áreas cada vez mais identificativas desta região, o que a torna ainda mais atrativa a nível turístico para os visitantes”, acrescenta aquele responsável.
No panorama regional, Castelo Branco junta-se agora a Leiria, Caldas da Rainha, Óbidos, Idanha-a-Nova e Covilhã, na rede Mundial de Cidades Criativas.