A turma 10.ºA da escola básica e secundária José Silvestre Ribeiro, de Idanha-a-Nova foi a vencedora nacional do concurso “No poupar está o ganho”. Trata-se de um projecto de educação financeira que é dinamizado pela fundação Cupertino de Miranda.
Com o projecto “Memorial do Pneu”, esta turma alcançou o primeiro lugar entre todas as turmas do ensino secundário que participaram nesta competição em que a turma a criou um vídeo relacionado com o tema da economia circular.
Em 2022/2023 o concurso, que chegou à 13ª edição, envolveu 18 mil alunos de 920 turmas de escolas de todo o país. A cada ano lectivo, as turmas e professores participantes têm acesso, através de uma plataforma digital, a todos os recursos pedagógicos necessários à implementação de atividades promotoras da literacia financeira.
O projecto pretende fomentar hábitos de poupança e uma relação saudável com o dinheiro, contribuindo para a formação de cidadãos e futuros consumidores mais conscientes e responsáveis.
Uma vitória que “dignifica e valoriza a educação no nosso concelho” refere em comunicado a câmara municipal de Idanha-a-Nova.