Para celebrar o Dia Internacional dos Monumentos e Sítios, que se assinala no dia 18 de abril, o Museu de Lanifícios da Universidade da Beira Interior (UBI) preparou uma programação de visitas guiadas dedicadas à temática das Invasões Francesas (1807-1811), que abordam o impacto das invasões na Covilhã, particularmente na Real Fábrica de Panos.
Este ano o dia Internacional dos Monumentos e Sítios é dedicado ao “Património Resiliente Face às Catástrofes e Conflitos” e nesse âmbito, a UBI tem sido um exemplo na reabilitação e preservação do património industrial da Covilhã, readaptando antigos edifícios fabris para fins de ensino e investigação. Refere, em comunicado, o Museu dos Lanifícios que integra essa ação, tendo sido criado com a finalidade de preservar e recuperar a área das tinturarias da Real Fábrica de Panos, classificada como Imóvel de Interesse Público, em 1982.
As visitas guiadas irão decorrer no núcleo da Real Fábrica de Panos, no dia 17 de abril (quinta-feira) pelas 16h e no dia 19 de abril (sábado) pelas 11h e 16h.
A participação é gratuita, mas necessita de inscrição prévia pelo telefone 275 241 411 ou pelo e-mail muslan@ubi.pt