A Universidade da Beira Interior (UBI) é uma das entidades envolvidas num projeto transfronteiriço entre Portugal e Espanha, que visa capacitar talentos emergentes no setor das TIC, com o objetivo de facilitar o acesso ao mercado laboral.
TUTOR é o nome do projeto de cooperação transfronteiriça para a união do talento e das oportunidades no âmbito rural. O objetivo é promover a capacitação de quadros na área da digitalização, com o duplo propósito de responder às necessidades crescentes das empresas do setor das TIC e de preparar o acesso ao mercado laboral daqueles profissionais.
A ideia é impulsionar o desenvolvimento da economia digital nas regiões do Centro de Portugal e de Castilla y León, em Espanha.
Com um orçamento global de mais de 620 mil euros, a UBI fica a cargo de cerca de 98 mil euros, sendo o projeto financiado pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional. O prazo de execução está definido até dezembro de 2026.
O TUTOR resulta da colaboração entre vários agentes institucionais, científicos, empresariais e políticos. Liderado pelo parque científico da Universidade de Salamanca, o consórcio inclui a UBI, mas também o município do Fundão e a Confederação Espanhola de Organizações Empresariais.
O projeto teve o seu arranque oficial no início do corrente mês de junho, com as primeiras reuniões em Salamanca.