A Universidade da Beira Interior celebra o Dia Internacional das Mulheres e raparigas na Ciência, assinalado a 11 de fevereiro, dando a conhecer o trabalho de investigadoras à comunidade. A comemoração arranca sexta-feira, dia 9, com entrevistas, testemunhos, exposições, e outras atividades.
A iniciativa, organizada pela vice-reitoria para a investigação, inovação e desenvolvimento, conta com eventos que decorrem ao longo de todo o dia e outros com “continuidade temporal mais alargada”.
O programa “multidisciplinar” arranca na manhã de sexta-feira, 9 de fevereiro, com a série de entrevistas “Mulheres Cientistas à Conversa”. O objetivo é destacar as contribuições femininas no campo da investigação da UBI, na sua multiplicidade de vertentes e áreas, em conversas que vão ser transmitidas em direto no canal do Youtube da universidade.
No mesmo dia, à tarde, a sessão “Grande Entrevista” conta com a participação de Mariana Alves, Cofundadora e Codiretora da “Cartas com Ciência”, uma associação sem fins lucrativos que trabalha com comunidades de baixos rendimentos em países de língua portuguesa, de forma a combater as desigualdades sociais através da ciência.
As entrevistas de ambas as iniciativas ficam disponíveis em formato podcast a 11 de fevereiro.
Ainda na tarde de sexta-feira, é dinamizada uma mesa-redonda sob o mote “Empreendedorismo e Ciência no Feminino” que visa aproximar a comunidade científica da universidade dos alunos do ensino secundário.
O guião da conversa e orientação dos temas de discussão terão por base um conjunto de questões enviadas por diversas turmas das escolas da região.
“Cientistas em Letras, Linhas e Cores” é uma exposição de trabalhos dos alunos do 1º ao 3º ciclo. Para analisar a perceção dos mais novos sobre a ciência e os perfis dos cientistas, os estudantes das escolas da região foram desafiados a responder à questão “Como eu ‘vejo’ as pessoas cientistas?”, através de desenhos ou contribuições escritas. A exposição estará patente na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, de 9 de fevereiro a 8 de março.
O Dia Internacional das Mulheres e Raparigas na Ciência, celebrado a 11 de fevereiro, foi implementado pela Assembleia Geral das Nações Unidas em 2015. A comemoração anual reconhece o papel fundamental exercido pelas mulheres e pelas raparigas na ciência e na tecnologia.