A Universidade da Beira Interior (UBI) vai atribuir um conjunto de bolsas destinadas a incentivar a realização de voluntariado de emergência e a combater a representação desigual de género em determinadas áreas científicas. As candidaturas estão abertas até 19 de fevereiro.
As Bolsas UBI Públicos Específicos – Desigualdade de Género, no valor de 697 euros, visa incentivar o ingresso de estudantes do sexo sub-representado nos diferentes cursos STEAM.
No ano letivo 2023/2024, estes apoios destinam-se aos estudantes do sexo feminino de licenciatura em física e aplicações, engenharia eletromecânica, engenharia eletrotécnica e de computadores, engenharia aeronáutica, informática web, móvel e na nuvem e engenharia informática.
Há também vagas para estudantes do sexo masculino de licenciatura e mestrado integrado em ciências farmacêuticas, design de moda e tecnologia e produto de moda sustentável.
Para além destas bolsas, a universidade vai atribuir ainda cinco Bolsas UBI Públicos Específicos – Voluntariado de Emergência. Com o mesmo valor, estas pretendem premiar e incentivar a realização destas atividades por parte da comunidade académica.
De acordo com a UBI, a criação destas duas tipologias de bolsas “está em linha com o esforço da instituição em promover uma sociedade mais justa e igualitária”.