A universidade da Beira Interior vai aumentar, no próximo ano lectivo, os apoios financeiros para os seus novos alunos, através do reforço dos programas de bolsas de estudo. “Conquista o amanhã!” é a designação desta aposta, que pretende “criar uma universidade feita de oportunidades iguais para alunos de diferentes contextos sociais e onde o esforço é valorizado” refere em comunicado a instituição de ensino superior.
As bolsas de incentivo UBI STEAM, no valor de 500€, são direccionadas para alunos de primeiro ano de cursos de primeiro ciclo ou mestrado integrado das áreas de ciências, tecnologias, engenharias, artes e matemática que venham a ingressar na instituição em primeira opção no concurso nacional de acesso ao ensino superior, que termina no dia 7 de Agosto. Além disso estão ainda disponíveis outros apoios no âmbito do programa “UBI Impulso Jovem”.
Já o programa de excelência “+UBI” tem como objectivo premiar os melhores alunos, com nota de candidatura ao concurso nacional “igual ou superior a 190 pontos e cuja colocação seja resultado de candidatura em primeira opção ao curso da UBI em que ingressa”. O montante atribuído corresponde ao valor anual da propina.
Existem ainda as bolsas “+UBI”, no valor de um ano de propinas, e que abrangem “os três alunos com melhor nota de candidatura, desde que superior a 140 pontos” nos cursos de primeiro ciclo de Bioengenharia, Engenharia Civil, Engenharia Mecânica Computacional, Filosofia, Física e Aplicações, Matemática e Aplicações, Química Medicinal e Tecnologia e Produto de Moda Sustentável.
O fundo de apoio social e o programa “Ser Solidário” são outros instrumentos disponíveis na UBI a par dos apoios fornecidos pelo estado como as bolsas “+ Superior” que atribuem um incentivo financeiro de 1.700€ anuais, a frequência do ensino superior em regiões do país com menos procura e as bolsas de estudo de acção social cujo valor é calculado de forma individual e transferido mensalmente para a conta bancária do aluno.