A licenciatura em Ciências Biomédicas na Universidade da Beira Interior (UBI) foi acreditada por mais seis anos pela Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior – A3ES. A decisão tem por base a qualificação do corpo docente, a formação multidisciplinar e o aumento das notas de acesso.
No relatório da Comissão de Avaliação Externa, o corpo docente é referido como “altamente qualificado”, com 98% de doutorados que publica, de forma regular, em revistas internacionais indexadas. A entidade considera por isso que “os docentes têm assegurado um nível forte e consistente de produção científica, nas mais variadas temáticas, com atividades integradas em projetos e redes de investigação e parcerias com diferentes entidades”.
Por outro lado, o curso da Faculdade de Ciências da Saúde demonstrou “um aumento expressivo” na procura e na classificação de ingresso. Entre 2019 e 2021, a formação, com 60 vagas disponíveis, teve 329, 422 e 523 candidatos, com nota mínima de acesso de 131,9; 145,9 e 158,4, respetivamente.
A licenciatura em Ciências Biomédicas resulta da colaboração entre os departamentos de Ciências Médicas, Química, Física e Engenharia Eletromecânica e visa preparar os alunos para a compreensão e resolução de questões atuais no âmbito da saúde.
A primeira fase do Concurso Nacional de Acesso ao Ensino Superior já está encerrada, sendo que a segunda fase fica disponível a partir de 28 de agosto e até 5 de setembro.