A universidade da Beira Interior vai disponibilizar formação especializada para profissionais que elaboram candidaturas de projetos para financiamento pela União Europeia com recurso a inteligência artificial. A oferta resulta da criação do UBI “Training Hub” que tem por base o sistema WinCode, e assenta em bases metodológicas que incorporam aspetos que o diferenciam de outras ferramentas. O protocolo é assinado esta terça-feira pelas 16h30.
Citada em comunicado, a vice reitora para as áreas da investigação, inovação e desenvolvimento sublinha que “este aspeto diferenciador pesou na adesão à iniciativa, pois apesar de muitas instituições de renome terem formações a este nível, a UBI considera que existem preocupações e critérios que é preciso garantir, no uso destas ferramentas. Por este motivo, investimos em cursos e webinars de ética e integridade da investigação e de utilização responsável de IA, que vão iniciar em breve a sua atividade”.
Este “Hub” pretende inovar na escrita de candidaturas com recurso a um modelo cientificamente rigoroso de conceção e gestão de projetos, orientado para maximizar a eficácia na captação de financiamento da União Europeia. O curso de lançamento que decorre de 3 a 5 de Fevereiro, e outros que vão a ser realizados “estão centrados na utilização responsável de ferramentas de Inteligência Artificial e na aplicação de metodologias estruturadas, abrangendo todo o ciclo de um projeto de investigação: conceção, preparação para avaliação, implementação e elaboração de resultados” acrescenta Sílvia Socorro.
O UBI AI Project Writing Hub resulta de uma parceria com a Better Future (Eslovénia), tendo como interlocutor, na UBI o núcleo de estudos em ciências empresariais (NECE) e prevê-se “que venha a ter um forte impacto regional. Considerando o desenvolvimento crescente na área, a estrutura pode vir a afirmar-se como um centro de excelência na metodologia de preparação de candidaturas de projetos, exportando a sua ação além das instituições académicas para organizações governamentais e não-governamentais, assim como para PMEs e outras instituições”.













