A Universidade da Beira Interior (UBI) tem cinco investigadores destacados entre os dez melhores de Portugal nas suas áreas científicas, segundo o ranking internacional da plataforma Research.com, especializada na análise da produção científica a nível mundial.
De acordo com a UBI, estes investigadores “são representativos de diversas áreas científicas da academia, comprovando a qualidade transversal da investigação” realizada na instituição. As áreas em destaque incluem ciências empresariais e gestão, engenharia eletrotécnica e eletrónica, engenharia mecânica e aeroespacial, ciências sociais e humanidades.
A prestação destes docentes tem impacto direto em unidades de investigação como o NECE – Núcleo de Estudos em Ciências Empresariais e o CISE – Centro de Investigação em Sistemas Electromecratrónicos, que saem “beneficiadas” pelo reconhecimento dos seus investigadores.
Entre os nomes em maior evidência está João J. Ferreira, do Departamento de Gestão e Economia (DGE), que ocupa o 3.º lugar nacional na lista de Ciências Empresariais e de Gestão, com mais de 15 mil citações e 521 publicações.
Na mesma área e departamento, o atual Reitor da UBI, Mário Raposo, figura na 8.ª posição nacional, registando cerca de 11 mil citações e 148 publicações.
Em Engenharia Eletrotécnica e Eletrónica, António J. Marques Cardoso, do Departamento de Engenharia Eletromecânica, surge igualmente em 8.º lugar, com 10 mil citações e 306 publicações.
Na Engenharia Mecânica e Aeroespacial, M. Barzegar Gerdroodbary, investigador integrado no Programa de Residências Científicas Internacionais do mesmo departamento, atinge também a 8.ª posição, com 5 mil citações e 92 publicações.
Por fim, na área de Ciências Sociais e Humanidades, Arminda do Paço posiciona-se em 9.º lugar nacional, com mais de 7 mil citações e 144 publicações.
O ranking elaborado pela Research.com avalia os “mais prestigiados cientistas mundiais”, com base em “dados bibliométricos de várias fontes, referentes a artigos publicados e número de citações”, reforçando a relevância científica e académica da UBI a nível nacional e internacional.