A Universidade da Beira Interior (UBI) e o Instituto Politécnico de Castelo Branco (IPCB) já conhecem as vagas para o próximo ano letivo no âmbito do Regime Geral de Acesso ao Ensino Superior. Segundo dados da Direção-Geral do Ensino Superior (DGES), divulgados hoje, a UBI vai ter 1576 vagas em 2025, menos três do que no ano anterior. No IPCB, o cenário é de crescimento, com mais 29 vagas que em 2024.
Este ano, as instituições de ensino superior vão disponibilizar, ao todo, mais de 55 mil vagas no concurso nacional de acesso, um aumento de 643 face ao ano passado. Os cursos de excelência – com médias de acesso iguais ou superiores a 17 valores – vão contar com 4468 vagas, mais 432.
Na área de Medicina, por exemplo, na Universidade da Beira Interior (UBI) o total de vagas sobe para 192, mais sete que o ano anterior. Destaque para as 10 vagas destinadas a estudantes internacionais, que até aqui estava vedado a este ciclo de estudos, e nove para o regime especial, onde se incluem atletas de alto rendimento, bolseiros nacionais de países africanos de língua oficial portuguesa, entre outros.
Para licenciados, as vagas vão ter uma redução de 26 para 23. No regime geral de acesso, a UBI conta 1576 vagas, menos três que o ano anterior.
Já no Politécnico de Castelo Branco (IPCB), o cenário é de crescimento, com 1075 vagas disponíveis, face às 29 de 2024. Além dos cursos de excelência, o governo também reforçou a formação de professores, com um aumento de 20,5% nas vagas para Educação Básica, face à necessidade de renovação do corpo docente.
No IPCB, o curso da Escola Superior de Educação de Castelo Branco dispõe, para 2025, um total de 42 vagas.
Refira-se que o Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior divulgou as listas do regime geral de acesso dois meses mais cedo do que o habitual, para que estudantes e famílias possam tomar decisões atempadas.