A 23.ª edição do Concurso “Humberto Santos” de Pontes de Esparguete (CPE 2024), pode vir a ser internacionalizado e incluir mais uma categoria no próximo ano. A 23ª edição da competição realizou-se no final do mês de novembro, e sagrou duas equipas campeãs, em diferentes categorias.
A iniciativa decorreu na Faculdade de Engenharias da UBI, com o patrocínio da ConsPlan Management, responsável por atribuir os prémios monetários aos vencedores. E, “face ao apoio já previsto de entidades privadas para o próximo ano”, aponta o presidente do departamento de engenharia eletromecânica, “a comissão organizadora vislumbra a possibilidade de internacionalizar o evento e incluir uma categoria dedicada à construção de estruturas com materiais sustentáveis”.
O concurso “Humberto Santos” desafia todos os anos os estudantes da UBI a aplicar os conhecimentos adquiridos em diferentes unidades curriculares dos cursos de engenharia, promovendo o interesse, criatividade, e procura de soluções no projeto de pontes de treliça, utilizando esparguete.
Este ano, os vencedores da categoria “Resistência” foram Rodrigo Adegas e Miguel Peixoto, alunos de engenharia eletromecânica e engenharia mecânica computacional, respetivamente. Apesar de não ter batido o recorde da competição, a equipa construiu uma ponte capaz de suportar 45,54 quilos.
Já na categoria “Estética”, que avalia o design arquitetónico, a vitória foi para Francisco Ramos, estudante de engenharia aeronáutica.