A universidade da Beira Interior recebe, a partir de hoje e até ao próximo dia 13, um conjunto de representantes de organizações de relevo da Arménia, no âmbito da sua participação no projecto “T4Green” (Transforming Teacher Education for Green and Digital Transition in Armenia and Moldova).
Em comunicado, a instituição refere que este projecto é destinado a “promover a transição verde e digital na formação de professores, através da partilha de conhecimentos e boas práticas entre os países participantes, nomeadamente na Arménia e Moldávia, onde é esperado que tenha um enorme impacto na formação de professores, influenciando a qualidade do ensino e da aprendizagem nas escolas para as gerações futuras”.
“O objectivo dos trabalhos a decorrer na UBI é apresentar aquilo que tem vindo a ser desenvolvido nas nossas universidades, e em Portugal no geral, de modo a fornecer-lhes contributos que possam posteriormente aplicar nos seus próprios contextos educativos”, refere Sandra Soares, docente do departamento de Física e coordenadora do projecto na UBI.
O evento reúne elementos das instituições intervenientes que estão sediadas em cinco países: Portugal, Espanha, Chéquia, Moldávia e Arménia. Da Arménia está prevista a participação do reitor, vice-reitores e presidentes das faculdades de educação e pedagogia das universidades de Yerevan e Shirak, além de outros responsáveis académicos e membros do parlamento arménio com a tutela da educação.
Durante toda a semana vão decorrer intervenções de oradores dos parceiros espanhóis, bem como especialistas das diferentes áreas da UBI e de outras instituições de ensino superior, como as universidades de Coimbra, Minho, e católica do Porto. Destaque ainda para a presença de João Costa, da universidade Nova de Lisboa e ex-ministro da Educação.