A universidade da Beira Interior (UBI) está a envolver cerca de uma dezena de entidades da região no âmbito da próxima edição dos estágios de mobilidade rural Unita. A iniciativa permite a estudantes das universidades do consórcio conhecerem a realidade desta zona do país e, aos parceiros, beneficiarem do contacto com alunos espanhóis, franceses, italianos e romenos.
No quadro da preparação da terceira edição deste projecto, que vai decorrer no próximo verão, a UBI promoveu uma reunião de informação com onze organizações que manifestaram interesse em colaborar nesta actividade de mobilidade rural, entre as quais a Aderes, Ananda Valley, empresa municipal de Belmonte, câmara do Fundão, Natura Glamping da Gardunha, pousada da juventude da Serra da Estrela, santa casa da misericórdia do Fundão, território do Côa, parque de campismo do Vale do Beijames, e Vera Cruz Ventures. De acordo com a universidade da Beira Interior “estas entidades acrescentam ao projecto uma abrangência territorial significativa, sendo representantes dos concelhos de Belmonte, Covilhã, Fundão, Manteigas e ainda de municípios do norte do distrito da Guarda”.
O programa de mobilidade rural Unita é uma das actividades desenvolvidas no seio da aliança e tem recebido muita aceitação pelos alunos. Os estudantes têm a possibilidade de aplicar o seu conhecimento teórico em contexto real de trabalho numa entidade pública, privada com ou sem fins lucrativos, num país estrangeiro, durante um período mínimo de três semanas a dois meses, entre os meses de Junho e Setembro. Em 2021 a UBI recebeu dois alunos e oito em 2022. As candidaturas para a terceira edição estão abertas até final deste mês com 12 vagas disponíveis para os alunos espanhóis, franceses, italianos e romenos.