A universidade da Beira Interior está a acolher, durante esta semana, meia centena de estudantes do terceiro ciclo do ensino Básico de vários pontos do país, provenientes dos distritos da Castelo Branco, Guarda, Leiria, Porto, Portalegre, Região Autónoma da Madeira e Santarém.
De acordo com a UBI esta “é a edição com maior número de participantes de sempre” e onde os estudantes vão ter a oportunidade de realizar “diversas actividades nas várias faculdades da UBI e de participar em iniciativas mais descontraídas, onde se inclui uma visita ao ponto mais alto de Portugal continental e a realização de atividades no Ice Arena”. A iniciativa conta com o apoio, em permanência, de uma equipa responsável pela vigilância e acompanhamento dos participantes, que inclui quatro estudantes da UBI, que, de forma voluntária, decidiram apoiar a realização das actividades.
Na presente edição, o projecto contou com o apoio da câmara municipal de Câmara de Lobos, que financiou a viagem e a participação de seis jovens estudantes, assim como das autarquias de Idanha-a-Nova e Ponte de Sor que também financiaram a participação de alunos.
Através do programa UBImpulso Jovens STEAM, a UBI ofereceu um conjunto de vagas a estudantes de escolas parceiras do projeto, com os agrupamentos de escolas de Gouveia e Manteigas e a escola secundária Campos Melo (Covilhã) a garantir a participação de três estudantes.