“Mobiliário infantil direcionado a crianças com perturbações do espectro do autismo” foi a dissertação vencedora do primeiro Prémio de Mérito Duarte Simões, promovido pelo Rotary Club da Covilhã. Um trabalho de Inês Pereira Lopes, realizado no âmbito do mestrado em Design Industrial da UBI.
O júri considerou o projeto “de extrema relevância para a sociedade” e enquadrado “numa das áreas principais de enfoque do Rotary, que é a educação e a ação social”.
Citada em comunicado, Inês Pereira Lopes explica que a dissertação “foi direcionado para a área do Design Inclusivo, através da conceção de uma linha de mobiliário com o foco nas crianças com Perturbações do Espectro de Autismo, com idades entre os dois e os seis anos”. Nesse sentido foram projetados cinco elementos: uma cama, uma tenda, um ‘puf’ sensorial, uma cadeira giratória e uma piscina de bolas sensorial.
O trabalho foi realizado em parceria com a empresa Burel Factory e teve a orientação dos docentes João Paiva Monteiro e Alexandre Gramacho Guerreiro.
O Prémio Duarte Simões, foi entregue pelo reitor da UBI na cerimónia que comemorou os 57 anos do Rotary Club da Covilhã. Para além da grande vencedora, foram ainda atribuídas duas menções honrosas a trabalhos de medicina e psicologia clínica e da saúde.