No ano letivo 2024/25 a Universidade da Beira Interior (UBI) vai disponibilizar cerca de 400 bolsas, com o apoio do programa UBImpulso Jovens STEAM.
Para apoiar os estudantes que ingressarem na instituição através de uma candidatura em 1.ª opção no Concurso Nacional de Acesso ao Ensino Superior, que se encontra a decorrer e termina a 5 de agosto, a UBI disponibiliza 165 Bolsas de Incentivo UBI Steam.
Com o valor da propina anual, equivalente a 697€, e podendo ser acumuladas com outros apoios, estas bolsas visam incentivar o ingresso dos estudantes num dos 26 cursos de licenciatura e mestrado integrado das áreas das ciências, tecnologias, engenharia, artes e matemática oferecidos pela UBI, premiando os alunos que tenham colocado a instituição no topo das suas preferências.
Mas, ao longo do ano, o projeto prevê atribuir vários apoios. Em comunicado, a UBI destaca as Bolsas para Públicos Específicos que terão, igualmente, o valor da propina anual.
No ano letivo anterior, a UBI premiou 14 estudantes com este tipo de apoio, sendo que em 2024/2025, estarão disponíveis 20 bolsas para estudantes que frequentem cursos de licenciatura e mestrado integrado, a que se somam 15 bolsas para estudantes que comprovem o exercício de atividades de voluntariado de emergência, resultando num total de 35 bolsas a serem distribuídas ao abrigo desta tipologia.
A UBI irá voltar a premiar os estudantes que tenham avaliações de sucesso nos cursos STEAM, através da disponibilização de 162 Bolsas UBI Bright STAR, um apoio que tem como principal objetivo combater o abandono dos estudantes nos cursos destas áreas.
Para os estudantes das escolas secundárias parceiras do projeto UBImpulso Jovens STEAM, a UBI irá distribuir 55 Bolsas UBI Young Bright Star – cinco bolsas para cada instituição –, existindo ainda espaço para a atribuição de uma Bolsa UBI Qualifica a um estudante que tenha frequentado a EPABI e que ingresse num dos cursos STEAM do Departamento de Artes.
No total, serão disponibilizadas perto de 400 Bolsas, um projeto que conta com o apoio do Plano de Recuperação e Resiliência, ao abrigo do mecanismo NextGenerationEU, com o objetivo de pretende incentivar o ingresso e apoiar a formação em cursos das áreas das ciências, tecnologias, engenharia, artes e matemática.