A Universidade da Beira Interior (UBI), o Centro de Inovação do Turismo – NEST e a Associação Termas de Portugal atribuíram as primeiras bolsas de mestrado e doutoramento para impulsionar a inovação no turismo de saúde e bem-estar em Portugal. Ao todo são quatro projetos que representam várias áreas do saber.
Mariana Feijó, no doutoramento de bioquímica vai investigar as propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias das águas minerais de São Pedro do Sul na manutenção do tecido adiposo “saudável”.
Também em doutoramento, mas em gestão, Paula Proença vai abordar as redes colaborativas e o processo de transformação sustentável das cidades termais europeias, com foco nas Terma de São Pedro do Sul.
Já em mestrado, Lucile Bonneau vai explorar o potencial terapêutico das águas termais sulfurosas no tratamento da rinite alérgica, e Maurício Pereira, avaliar os efeitos terapêuticos das águas minerais naturais na expressão de microRNA relacionada a doenças respiratórias.
A cerimónia de atribuição, que decorreu no início do corrente mês de junho, culminou com a assinatura dos contratos de bolsas, formalizando o apoio às investigações.
O convénio inclui bolsas para estudantes de mestrado no valor de 2.500 mil euros e bolsas para doutoramento no valor de 5 mil euros.