A Universidade da Beira Interior (UBI) e a Powersys, empresa sedeada em Aix-en-Provence, França, estabeleceram um acordo de parceria para o ensino e aprendizagem, que vai permitir aos estudantes o acesso e utilização de um software da área da eletromecânica.
O protocolo envolve o departamento de engenharia eletromecânica, e na prática, concede um conjunto de 25 licenças para utilização do software SIMBA no apoio a aulas e atividades de unidades curriculares dos cursos de engenharia eletrotécnica e de computadores e de engenharia eletromecânica.
Assim, os estudantes podem usufruir de ferramentas de simulação avançada, no âmbito de sistemas de eletrónica de potência e controlo de atuadores. Um “contributo para o desenvolvimento dos conhecimentos e das competências dos futuros engenheiros da UBI”, aponta a instituição em comunicado.
O software SIMBA permite a simulação operacional de dispositivos semicondutores de potência, de sistemas de comando e controlo de atuadores, e de conversores de potência ligados a redes de distribuição de energia.
Posteriormente, a parceria pode ser alargada a atividades de investigação na UBI, a estudantes de mestrado e doutoramento.