O projecto “TRain4Brain”, desenvolvido pela Universidade da Beira Interior, está entre os quatro vencedores da sexta edição do prémio de boas práticas de envelhecimento activo e saudável na região centro. A iniciativa é promovida pela comissão de coordenação e desenvolvimento regional e pretende reconhecer e destacar iniciativas que promovam um envelhecimento activo, saudável e integrado.
Vencedor da categoria “Conhecimento+”, o projecto “TRain4Brain”, tem como objetivo analisar o impacto do treino multicomponente em parâmetros cognitivos, físicos e bioquímicos, supervisionados e individualizados para indivíduos com diagnóstico de demência leve a residir em estruturas residenciais para idosos do concelho da Covilhã. A avaliação da função cognitiva é realizada por investigadores do departamento de psicologia e educação da UBI, enquanto os diferentes parâmetros bioquímicos relacionados com a perda de funções cognitivas são avaliados por investigadores da faculdade de ciências da saúde.
Na edição deste ano foram apresentadas 117 candidaturas e 11 projectos chegaram à fase final. Na categoria “Vida+” o vencedor foi a iniciativa “Apoio a Artesãos Mais Velhos”, promovida pela câmara municipal de Ílhavo, associação “Fermenta” e cooperativa “Aproximar. Já ao nível da teleassistência o projecto vencedor foi o “eGuard” apresentado pelo comando territorial da Guarda da GNR.