A universidade da Beira Interior estabeleceu um acordo de parceria com a universidade tecnológica federal do Paraná. O documento foi assinado na última semana no final de uma visita de responsáveis daquela instituição de ensino superior do Brasil à região.
O acordo foi assinado por José Páscoa, vice reitor da UBI para a internacionalização e Marcos Flávio Filho, reitor da universidade tecnológica federal do Paraná e estabelece “o mútuo interesse no desenvolvimento de uma cooperação nos domínios do ensino, informação, investigação e da extensão universitária”. No texto do protocolo é referido que esta relação institucional pretende criar uma conjugação de esforços que “valorize as acções de ambas as instituições” refere a UBI em comunicado.
Neste âmbito está previsto o intercâmbio de docentes, investigadores e estudantes; a implementação de projectos de colaboração de ensino, investigação e extensão; a promoção de palestras e simpósios; o intercâmbio de informações e publicações académicas e ainda a promoção de actividades de formação de pessoal de docentes, investigadores e estudantes.
As áreas da Engenharia Civil e da Engenharia Eletromecânica são aquelas em que a cooperação pode ter um maior impacto inicial. A instituição do Paraná é uma universidade pública que foi fundada em 1909 e tem 13 campus universitários repartidos por 13 cidades daquele estado brasileiro.