A Universidade da Beira Interior (UBI) estabeleceu uma parceria com a Universidade do Porto e a Câmara Municipal do Fundão para desenvolver ações no âmbito da Bolsa Nacional de Alojamento Urgente e Temporário (BNAUT), nomeadamente na execução de candidaturas.
Neste protocolo estão envolvidos o departamento de Engenharia Civil e Arquitetura da UBI e a Faculdade de Arquitetura da UPorto. A cooperação permite o apoio especializado das duas instituições de ensino na execução de candidaturas à Bolsa Nacional de Alojamento Urgente e Temporário. Processo que implica “conhecimentos específicos e uma metodologia que permita assegurar a qualidade da intervenção como um todo e o cumprimento da calendarização prevista”, avança a UBI em comunicado.
Trata-se de uma cooperação que tem o objetivo de providenciar uma resposta eficaz e de qualidade aos futuros agregados que vão beneficiar desta bolsa de alojamento, contribuindo ainda para a produção de conhecimento útil capaz de facilitar e qualificar a execução futura de políticas públicas de habitação.
Refira-se que a Bolsa Nacional de Alojamento Urgente e Temporário (BNAUT) foi criada para proporcionar respostas temporárias, de emergência ou de transição, a grupos populacionais mais vulneráveis.