A Universidade da Beira Interior (UBI), no próximo dia 16 de fevereiro, vai aderir à 20º edição da iniciativa “Ilumino-me menos” e desligar a iluminação exterior de sete espaços da academia. O evento que visa destacar a importância da poupança de energia e incentivar a sustentabilidade, faz parte da calendarização de ações da aliança UNITA – Universitas Montium.
Entre as 22 horas de 16 de fevereiro e as 6h de 17 de fevereiro, a UBI desliga a iluminação exterior da Reitoria, faculdades de Ciências, de Ciências da Saúde, e de Ciências Sociais e Humanas, Biblioteca Central, UBIMedical e painel exterior “leave your mark”, junto à Rotunda da Ponte do Rato.
Com origem em Itália, a iniciativa “Ilumino-me menos” acontece no Dia Nacional Italiano da Poupança de Energia e Estilos de Vida Sustentáveis, tendo a participação de academias da UNITA, na sequência do desafio lançado pela Universidade de Turim aos parceiros da aliança.
O repto teve a adesão de sete instituições de ensino superior da Universitas Montium, incluindo academias italianas, francesas, espanholas, portuguesas e romenas, sensibilizando uma comunidade universitária transnacional com mais de 200 mil pessoas, avança a UBI em comunicado. As oito instituições de Ensino Superior europeias desligarão 65 edifícios durante a atividade.
Ao longo do dia, os participantes também vão partilhar dicas de poupança de energia com as suas comunidades universitárias através de um manual de boas práticas desenvolvido pela Universidade de Brescia.
A iniciativa insere-se nos objetivos da UNITA, de promover a economia circular, sendo que a sua primeira edição ocorreu em 2005. Este ano, o “Ilumino-me menos” atinge a 20ª edição sob o tema “Sem Fronteiras”, convidando a participação às alianças internacionais.