A curta-metragem “After Link”, da realizadora Catarina César, vai estar na 50.ª edição do Boston SciFi Film Festival & Marathon, um dos mais antigos festivais de género dos Estados Unidos.
Catarina César, que assina enquanto realizadora como Catarina de Cèzanne, viu o seu primeiro trabalho profissional nomeado para o Boston SciFi Film Festival & Marathon, um dos mais antigos eventos internacionais dedicados à ficção científica. “After Link” é o título da curta-metragem que tem argumento e realização da diplomada em Cinema (2015) pela Universidade da Beira Interior (UBI), sendo o único trabalho português escolhido para a 50ª edição do evento norte-americano.
O filme da ex-aluna da UBI é exibido este domingo, dia 16 de fevereiro, no Somerville Theatre.
Com a duração de 13 minutos, “After Link” acompanha Marta (Sofia Vilar) e David (Nazariy Koval), que, em pleno verão, viajam para uma zona montanhosa do Sul de Portugal. É nesse contexto, de acordo com a sinopse, que “os circuitos se entrelaçam com a consciência” e “os jovens questionam se um estranho algoritmo não ocultará os sussurros dos espíritos, esbatendo as fronteiras entre a tecnologia e a existência etérea”.
A curta-metragem teve estreia mundial no FEST – New Directors New Films Festival, entrou na competição para Melhor Curta de Terror Portuguesa 2024 do MOTELX – Festival Internacional de Cinema de Terror de Lisboa, e foi também o único trabalho nacional presente no Northern Lights Fantastic Film Festival, que teve lugar na Islândia.
“After Link” é descrito como um “filme que nasceu do sonho de fazer cinema”. Apesar da falta de apoios de diversas entidades, segundo Catarina César, conseguiu juntar uma equipa de profissionais de sete países europeus para concretizar a curta-metragem.
A equipa incluiu, no Departamento de Arte, Rebecca Pilkington (com trabalho nos filmes “Eternals” e “The Danish Girl”), a PropsMaster Ilka Selmeczy (que colaborou nos filmes “Dune” e o vencedor do Óscar “The Poor Things”) e o Chefe de Localizações Tony Frew (“Gladiador”, “Mister Mayfair” e “That Good Night”). Para a vertente do som contribuiu Sérgio Botelho (filmes “Duros de Roer” e “Um Filme do Caraças”) e alguns efeitos visuais foram realizados pela WriterToLeft (a mesma empresa que trabalhou na série da netflix “Al Rawabi School for Girls”) e por Heather Pettit (que participou no “Lego Star Wars”).
As filmagens decorreram em Monchique, no Algarve, com a apoio não financeiro de entidades como Dona Ajuda, Planar, Mastervan e Águas de Monchique.
UBI/RCB