A Universidade da Beira Interior (UBI) é uma das entidades que fazem parte da Aliança para a Sustentabilidade na Aviação (ASA). Uma iniciativa governamental que procura soluções inovadoras e ligadas à descarbonização para o setor da aviação em Portugal.
A aliança é composta por organizações científicas, Organizações Não Governamentais (ONG’s), indústria aeronáutica e dos combustíveis, transportadoras e institutos públicos nacionais com responsabilidade na área, entre outras.
A participação da UBI vai permitir à ASA beneficiar da “qualidade de ensino e investigação” da universidade, no campo da aeronáutica e em áreas relacionadas com a engenharia, aponta a instituição.
A UBI lembra que tem um historial de aproximadamente 30 anos de formação de profissionais para o setor, no âmbito da licenciatura em engenharia aeronáutica, além do desenvolvimento de investigação em tecnologias de ponta, tendo contribuído para o desenvolvimento do primeiro satélite português.
A Aliança para a Sustentabilidade na Aviação (ASA) surge no âmbito do Roteiro Nacional para a Descarbonização da Aviação (RONDA) e assenta no princípio da cooperação entre todas as partes.
As entidades intervenientes vão reunir periodicamente, estando prevista a organização de uma conferência pública anual, com vista a expor os resultados do seu trabalho e partilhá-los com a sociedade.
A cerimónia de constituição da ASA decorreu na passada terça-feira, com a presença da ministra do Ambiente e Energia e do ministro das Infraestruturas e Habitação.