A universidade da Beira Interior concluiu a sua adesão à plataforma “NAU”, de ensino e formação online para grandes audiências. O projecto é dinamizado pelas fundações para a ciência e tecnologia e para a computação científica nacional e tem como principal finalidade disponibilizar cursos massivos online de origem portuguesa.
De acordo com o pró-reitor para a área da universidade digital, Pedro Inácio “esta é uma oportunidade para promover e disponibilizar cursos de curta duração, elaborados na UBI, para grandes audiências, com menor esforço e utilizando uma plataforma com provas dadas e que promove a uniformização dos conteúdos”. Com esta adesão, a UBI passa a poder produzir conteúdos e disponibilizar cursos naquela plataforma.
A instituição acrescenta que esta plataforma “promove o desenvolvimento digital, a inclusão e a literacia digitais, educação e qualificação da população activa”, pretendendo afirmar-se como “a plataforma de referência do conhecimento lusófono, fomentar a produção de conteúdos relevantes para a sociedade, nomeadamente incentivando a requalificação e aprendizagem ao longo da vida; e abrir novos mundos, criando constantes e inovadoras rotas de conhecimento da lusofonia, tirando partido do efeito de escala”.