O Centro de Investigação em Ciências da Saúde da UBI (CICS-UBI) vai juntar-se a outras três unidades de investigação da Universidade do Porto para criar uma só. “Rise-Health” vai reunir 500 investigadores com o objetivo de encontrar novas soluções para doenças cardiovasculares, degenerativas e inflamatórias.
Trata-se de uma fusão entre a unidade de investigação da Faculdade de Ciências da Saúde da UBI, duas da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto e uma do Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar.
Num comunicado conjunto, citado pelo jornal Observador, os coordenadores das instituições afirmam que a nova unidade vai integrar “mais de 500 doutorandos” com competências na investigação clínica e de translação, na saúde digital e inteligência artificial, nas biotecnologias e na inovação biomédica, na saúde da comunidade e em enfermagem.
O Rise-Health vai centra-se na “procura de novos conhecimentos e soluções inovadoras” no que diz respeito a doenças cardiovasculares, degenerativas e inflamatórias, “causas maiores de mortalidade e de morbilidade em Portugal”, ressalvam.
A unidade, que vai ficar sediada na Faculdade de Medicina da UPorto, vai ter polos de gestão em quatro unidades orgânicas da Universidade do Porto e 10 polos em cinco universidades públicas e duas privadas.
De acordo com o Observador, o processo de avaliação dos Laboratórios Associados está previsto para 2025. O laboratório RISE deverá ser extinto e dar lugar a uma nova entidade, a RISE-LA.