A Universidade da Beira Interior (UBI) está a lançar a segunda edição do concurso de ciência “Eureka”, destinado a todos os estudantes do ensino secundário de Portugal. As candidaturas estão abertas até 30 de junho, e desafiam os participantes a criar um protótipo que resolva um problema e tenha aplicabilidade no contexto da sociedade atual.
São mais de 1 200 euros em prémios para os melhores classificados. Será atribuído um prémio monetário a todos os grupos que passarem a primeira eliminatória e, na segunda, serão premiados os três melhores projetos, de acordo com o veredito do júri, e ao projeto mais votado pelo público.
A primeira fase do concurso decorre até às 23h59 do dia 30 de junho. A inscrição é gratuita e deve ser feita online, no site oficial do EUREKA.
Já a segunda eliminatória realiza-se presencialmente na Faculdade de Ciências da Saúde da UBI.
O Concurso Nacional de Ciência EUREKA é o contributo da UBI para “fomentar a disseminação científica e o espírito crítico, criativo, dinâmico e inovador nos jovens portugueses e estrangeiros”, aponta a instituição.
A competição realiza-se no âmbito do projeto UBImpulso, financiado pelo Plano de Recuperação e Resiliência, e esta segunda edição é coordenada pelo docente José Eduardo Cavaco, da FCS-UBI.