A licenciatura em Cinema da Universidade da Beira Interior (UBI) foi acreditada pela A3ES – Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior por mais seis anos. A decisão resulta da qualidade de ensino e do interesse dos alunos pelo curso.
O relatório da Comissão de Avaliação Externa (CAE) destaca o número “elevado de estudantes que procuram a licenciatura, em média, cinco vezes superior à quantidade de vagas disponíveis, com números recentes a indicar que 91% o fazem na primeira opção”, diz a instituição de ensino em comunicado.
Por outro lado, o diretor do curso da Faculdade de Artes e Letras sublinha que “o relatório confirma a qualidade da oferta formativa da licenciatura, merecendo uma acreditação sem quaisquer condições”. A “maturidade do projeto formativo, a equipa docente coesa, estável, qualificada e motivada, com boa preparação teórica e objetivos de investigação” foram outros aspetos destacados pela comissão de avaliação.
Outro fator tido em conta foi a proximidade científica com outras formações, nomeadamente o Ciclo de Estudos em Design Multimédia, mas também uma forte articulação do plano curricular com a organização de eventos do LabCom.
Também como “dado muito positivo” estão as participações de filmes produzidos no âmbito do curso em festivais e mostras de cinema, um total de 94 festivais e mostras nacionais e internacionais entre 2019 e 2020 que resultaram em quatro grandes prémios.
Com 50 vagas disponíveis para o próximo ano letivo, o acesso à Licenciatura em Cinema na UBI pode ser feito através do Concurso Nacional de Acesso ao Ensino Superior, a decorrer até 7 de agosto.