Depois do mestrado, a licenciatura em Design de Moda da Universidade da Beira Interior (UBI) foi agora acreditada pela A3ES – Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior por mais seis anos. O corpo docente, a dinâmica dos alunos e a empregabilidade foram aspetos em destaque.
De acordo com a Comissão de Avaliação Externa (CAE), o primeiro ciclo de estudos na área da moda “dispõe de um corpo docente academicamente qualificado e especializado”.
Quanto ao interesse por parte dos alunos, a CAE verificou que “nos últimos três anos houve um aumento de procura do curso pelo número de candidatos apresentados em primeira opção”, verificando ainda que “a nota média de acesso aumentou”.
Outra característica apontada pela Comissão de Avaliação Externa são “as diversas possibilidades de carreiro no sector” que “explicam a elevada taxa de empregabilidade dos diplomados, superior a 90% (entre 2017 e 2019), em setores de atividade relacionados com a área do Ciclo de Estudos”.
Para a diretora do curso, Rafaela Norogrando, a acreditação resulta de um “trabalho estrutural e uma revisão especializada” que resultou “numa nova visão da missão do curso a longo prazo”.
O primeiro ciclo em Design de Moda está disponível no próximo concurso nacional de acesso ao ensino superior, entre 27 de julho e 7 de agosto, com 60 vagas. Ressalve-se que Design de Moda tem disponíveis bolsas de incentivo UBI STEAM para os alunos do primeiro ano do curso.