A universidade da Beira Interior está colocada, pelo quinto ano consecutivo, no “top 7%” do ranking elaborado pelo Center for World University Rankings (Cwur). Esta classificação indica que a UBI está na lista restrita das duas mil melhores academias do mundo, num relatório que analisou 20.531 instituições de ensino superior.
Em 2023, a UBI ocupa a posição 1434, com uma pequena descida de 12 lugares relativamente ao ranking anterior, mas tendo aumentado a concorrência, uma vez que foram avaliadas mais 743 universidades. Na vertente específica da investigação, o ranking refere que a UBI está na posição 1373. No plano nacional, encontra-se no oitavo lugar entre 13 instituições, suplantada apenas pelas universidades portuguesas com maiores recursos.
Em comunicado, a universidade da Beira Interior refere que “as conclusões deste ranking são retiradas da análise de quatros grandes parâmetros da actividade académica, nos quais é necessário ter um desempenho de mérito; a qualidade de ensino, o sucesso profissional dos diplomados com base na empregabilidade, qualidade dos docentes e excelência da investigação”. Esta presença da UBI na listagem do CWUR “renova o seu impacto na rede de ensino universitário, que regularmente é reconhecido por rankings internacionais de prestígio”.
O “center for world university rankings” é uma organização que se dedica a áreas como política e consultoria a governos e universidades, “para melhorar os resultados educacionais e de investigação e que publica classificações universitárias globais credíveis, conhecidas pela objectividade, transparência e consistência, nas quais estudantes, académicos, administradores universitários e governos de todo o mundo confiam”.