A votação para o Conselho Geral da UBI decorre no dia 13 de novembro, com duas listas a concorrer para os representantes dos professores e investigadores, grupo com maior representação no órgão máximo daquele estabelecimento de ensino superior.
No total são oito listas que disputam as eleições para o Conselho Geral da Universidade da Beira Interior (CG-UBI), marcadas para quarta-feira, dia 13 de novembro de 2024.
A Comissão Eleitoral para a Eleição dos Membros do Conselho Geral da UBI validou duas candidaturas para os Representantes dos Professores e Investigadores, quatro para os representantes dos Estudantes e duas para a votação do Pessoal Técnico, Administrativo e de Gestão.
Com 15 conselheiros, os professores e investigadores vão poder optar pela Lista A, liderada por Jorge Manuel Martins Barata, ou pela Lista B, que tem como primeiro nome Bruno Daniel Ferreira da Costa.
À representação dos Estudantes, que elegem cinco membros, concorrem quatro elencos, encabeçados por Nuno Ezequiel Mendes Pais (Lista A), Jhoselyn Domenica Acosta Yanez (Lista B), João Silveira Nunes (Lista C) e Mafalda Antunes Ferreira Capinha (Lista D).
No Pessoal Técnico, Administrativo e de Gestão, com apenas um lugar no CG-UBI, concorrem Adriano Nunes Raposo (Lista A) e Maria Manuela da Costa Campos Duarte (Lista B).
O ato eleitoral vai definir 21 dos 29 elementos que compõem o órgão máximo da academia, que terá a responsabilidade de conduzir o processo de escolha do Reitor, no próximo ano.
Mais tarde, os 21 representantes vão cooptar oito membros externos, para chegar à composição final de 29 conselheiros. Será entre os cooptados que recairá a escolha do presidente do Conselho Geral. Caberá ao elenco completo a definição do calendário e eleição do novo Reitor da UBI para os próximos quatro anos.
De acordo com a UBI, as eleições para o Conselho Geral decorrem entre as 10h00 e as 18h00, do dia 13 de novembro de 2024, em seis locais. As mesas de voto estarão instaladas na Sala de Reuniões do Departamento de Química (Faculdade de Ciências), Sala dos Conselhos da Faculdade de Engenharia, Sala dos Conselhos da Faculdade de Artes e Letras, Sala de reuniões (3º piso) da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Foyer do Grande Auditório da Faculdade de Ciências da Saúde e Anfiteatro dos Serviços Administrativos (edifício junto à Reitoria).