A Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior acreditou, por mais seis anos, a licenciatura em Optometria e Ciências da Visão da Universidade da Beira Interior (UBI).
O relatório final da Comissão de Avaliação Externa (CAE) destaca a qualidade do corpo docente, “altamente” envolvido em atividades de investigação, os níveis de empregabilidade e ainda o envolvimento com a comunidade, através de consultas de Optometria no Centro Clínico e Experimental em Ciências da Visão.
Ali, os alunos têm a oportunidade de experimentar a prática clínica em contexto real através de consultas de optometria prestadas à comunidade. De acordo com os avaliadores esta é “uma mais-valia para os estudantes, que passam a contar já com a componente prática de clínica, facilitando a subida dos níveis de empregabilidade”, refere a instituição em comunicado.
Para além da vantagem formativa, o diretor do curso, Pedro Loureiro, destaca a “importância do centro para a missão da UBI na interação entre a componente pedagógica e o serviço à comunidade”.
A procura consistente por parte de potenciais estudantes é um outro fator valorizado pela agência de avaliação e acreditação. O interesse demonstrado pelos candidatos “é resultado do trabalho realizado pelas estruturas físicas, humanas e sociais envolvidas” na licenciatura, bem como “os resultados da implementação contínua de um sistema de gestão de qualidade de topo”.
Para o próximo Concurso Nacional de Acesso ao Ensino Superior, o curso de Optometria e Ciências da Visão tem disponíveis 39 vagas e duas bolsas de incentivo UBISTEAM para alunos de primeiro ano.