A universidade da Beira Interior é a primeira academia nacional a fazer a emissão automática e digital do cartão de identificação que se pretende seja reconhecido no espaço europeu. A iniciativa é apresentada esta quinta-feira em Lisboa no “European Student Card Initiative Day”.
De acordo com a UBI, esta iniciativa pretende “facilitar a identificação do estatuto universitário fora de Portugal”. A emissão do cartão para os estudantes da universidade da Beira Interior “é feita no momento da matrícula, após pedido de consentimento, e começou a ser aplicado no âmbito de uma iniciativa da aliança UNITA – Universitas Montium” que a instituição integra.
A ideia do cartão europeu de estudante “é funcionar como um «passaporte» europeu, reconhecido nos países participantes, garantindo autenticidade dos dados, reduzindo fraudes e facilitando o processo para ambas as partes, sem ser necessário emitir um novo cartão”.
Com a sua implementação geral, espera-se que os estudantes “passem a beneficiar de vantagens, em especial durante a participação em programas de intercâmbio como o Erasmus+”. Entre os benefícios “estão descontos em alimentação, no acesso a serviços em estabelecimentos fora das instalações académicas, ou espaços reservados no campus universitário, como bibliotecas ou espaços desportivos”.
“O cartão europeu de estudante é uma iniciativa essencial para melhorar a experiência de mobilidade estudantil na Europa, promovendo uma rede de apoio e serviços mais inclusiva e eficiente para estudantes e instituições”, sintetiza a agência nacional “Erasmus+ Educação e Formação”.