A Universidade da Beira Interior (UBI) vai colaborar na formação de 59 docentes do Instituto Federal de Mato Grosso, no Brasil, através da realização de pós-doutoramentos. Uma colaboração que resulta dos protocolos assinados entre as duas academias no passado dia 6 de março, na UBI.
Os documentos foram assinados entre o reitor da UBI, Mário Raposo, e o reitor do Instituto Federal de Mato Grosso, Júlio César dos Santos, que visitou a universidade covilhanense juntamente com vários pró-reitores e responsáveis do instituto do Brasil e o Senador da República de Mato Grosso.
Os protocolos preveem a promoção de pós-doutoramentos à distância, pela UBI, em áreas como a filosofia, sociologia, química, bioquímica, física, engenharia civil, marketing estratégico, gestão, engenharia eletrotécnica e de computados, engenharia informática e ciência política. Ao todo, vão ser 59 docentes do Instituto brasileiro a usufruir da formação adicional.
Durante a cerimónia de assinatura, Mário Raposo disse que “a UBI fica muito satisfeita por fazer esta parceria com uma universidade desta dimensão”, lembrando que a colaboração entre as instituições incrementa a influência da universidade da Beira Interior em áreas em que existe “capacidade de investigação e formação”.
A ligação da UBI ao Instituto Federal de Mato Grosso já antes resultou na realização do Curso Avançado de Empreendedorismo, no Brasil, em agosto de 2022, com a participação de docentes do Departamento de Gestão e Economia.
De: Lara Cardoso