Filosofia, media e jornalismo, saúde e biotecnologia, desenvolvimento de materiais, ambiente e circularidade, e análise do impacto das instituições de Ensino Superior nas regiões são as áreas de investigação da UBI que foram reforçadas este ano, com a contratação de novos investigadores.
“Pessoas que são contratadas de novo e que se espera que venham dinamizar a investigação que é feita” nas unidades da instituição, explica Sílvia Socorro.
Os contratos de trabalho dos sete contemplados foram recentemente validados pela FCT – Fundação para a Ciência e Tecnologia, no âmbito da segunda edição do Concurso Estímulo ao Emprego Científico (CEEC) Institucional de 2021, criado para estimular a contratação de investigadores doutorados.
Significa, para o reitor da UBI, que “as candidaturas foram bem desenvolvidas, bem apresentadas” e os projetos “têm valor, têm qualidade, e por isso puderam ser aprovados”.
Mas Mário Raposo salienta que “há mais vidas para além da FCT e de Portugal”, por isso apela aos investigadores que desenvolvam projetos no âmbito das agendas europeias “que têm grandes valores de investimento para a investigação e vale a pena os nossos investigadores procurarem fazer redes internacionais, no sentido de se candidatarem a esses projetos”, desafiou esta segunda-feira na abertura do I Encontro Ciência e Inovação, o reitor da instituição.
Todos os projetos abrangidos pelo programa da FCT foram apresentados esta tarde, 20 de novembro, pelos próprios investigadores, no âmbito da Semana da Ciência e Tecnologia 2023.