A universidade da Beira Interior já deu início aos trabalhos de remodelação da residência I. A intervenção representa um investimento de dois milhões e 600 mil euros, com uma comparticipação de um milhão e 500 mil depois da aprovação de uma candidatura apresentada pela UBI ao plano nacional para o alojamento no ensino superior.
Depois de concluída a intervenção, esta residência vai disponibilizar 125 camas. A obra pretende “dotar o edifício de estruturas capazes de melhorar a qualidade de vida dos estudantes, oferecendo condições de habitabilidade, conforto, segurança e funcionalidade” e simultaneamente “reforçar a oferta de alojamento para os estudantes deslocados” refere a instituição de ensino superior em comunicado.
A UBI vai suportar, com recurso a receitas próprias, cerca de um milhão e 100 mil euros nesta intervenção, que deve estar concluída em Junho do próximo ano. A denominada “Residência Branca” vai ter 68 quartos, 40 duplos e 28 individuais e 11 suites; seis duplas e cinco individuais.
O conjunto edificado tem uma área de cerca de 3.355 m2 e divide-se em quatro pisos com várias valências complementares como salas de estudo, lavandaria, salas de convívio, uma copa e um espaço comum de refeições, com ligação fácil à cozinha. A intervenção prevê ainda medidas de gestão ambiental que promovem o baixo consumo energético, o uso racional da água e a eficiência na gestão dos resíduos.