Inês Pereira Lopes, mestre em Design Industrial pela Universidade da Beira Interior, é a vencedora do Prémio para as Ciências Sociais e Humanas 2023, do Instituto Nacional para a Reabilitação. O galardão foi atribuído pela sua dissertação de mestrado, sobre mobiliário para crianças autistas.
O trabalho, direcionado para a área do design inclusivo, debruçou-se sobre a conceção de uma linha de mobiliário com o foco nas crianças com perturbações do espectro do autismo com idades entre os dois e os seis anos.
E foi esta investigação de Inês Pereira Lopes que mereceu o Prémio para as Ciências Sociais e Humanas, que anualmente distingue trabalhos académicos que contribuam para a produção de conhecimento científico sobre deficiência e inclusão.
A entrega do galardão é realizada amanhã, 11 de julho, numa cerimónia em Lisboa, onde serão também entregues duas menções honrosas.
Recorde-se que ainda este ano, a mesma dissertação recebeu o primeiro Prémio de Mérito Duarte Simões, promovido pelo Rotary Club da Covilhã.