A universidade da Beira Interior está a receber esta semana a visita de uma comitiva de engenheiros do Brasil. A iniciativa é dinamizada no âmbito do projecto “mUBIweek: engenharia sem fronteiras 2025”, pensada para criar “uma experiência de imersão académica, profissional e cultural numa área em que a UBI tem uma relevante tradição no ensino e na investigação” refere em comunicado a instituição de ensino superior.
De acordo com a UBI, este programa “tem o objectivo de proporcionar a engenheiros e empresários uma experiência internacional nas áreas das engenharias e empreendedorismo uma perspetiva abrangente sobre projectos inovadores e de excelência”.
Célia Nunes, pró-reitora para a cooperação internacional, sintetiza a iniciativa com a ideia de “ver com os próprios olhos e vivenciar o que é a UBI”, a partir de um programa “intenso que inclui palestras, desmonstrações práticas, workshops e um conjunto de visitas técnicas”.
Já o vice-reitor para a internacionalização e interação com a sociedade, José Páscoa considera que “esta é uma oportunidade única de juntar engenheiros com muita experiência na actividade profissional. Os engenheiros vivem da inovação e a inovação só ocorre quando há interação”, referiu na abertura das atividades.
A edição inaugural da “mUBIweek” termina na próxima sexta-feira mas está já em preparação uma nova iniciativa que deve ter lugar entre os dias 13 e 17 de Outubro.