A Universidade da Beira Interior atribui no passado dia 28 de novembro, mais de uma centena de Bolsas UBI STEAM, uma das iniciativas criadas para motivar o ingresso dos mais jovens em cursos de Ciências, Tecnologias, Engenharias, Artes e Matemática. A sessão contou com a participação de uma delegação da Direção-Geral do Ensino Superior que, no mesmo dia, realizou uma ação de acompanhamento do projeto UBImpulso, cujo financiamento foi reforçado com mais 361 mil euros.
Financiadas pelo PRR no âmbito do projeto UBImpulso Jovens STEAM, as bolsas UBI STEAM foram atribuídas a mais de uma centena de estudantes que ingressaram no último concurso nacional de acesso ao ensino superior em cursos da área das ciências, tecnologias, engenharias, artes e matemática, colocando a UBI em primeira opção. Os premiados receberam o valor da propina anual.
No âmbito dos apoios previstos no UBImpulso, a universidade revela em comunicado que em breve será aberto o concurso para atribuição de Bolsas para Públicos Específicos, além do reforço das verbas previstas para o projeto, destinadas a obras e equipamentos.
Assim, o UBImpulso Adultos vai ter mais 135 mil euros disponíveis, e o UBImpulso Jovens STEAM mais 226 mil euros.
O UBImpulso que, no mesmo dia da atribuição das bolsas STEAM, foi alvo de uma segunda ação de acompanhamento da DGES. Na sessão foram abordadas várias questões relativas ao estado de execução do projeto.
O pró-reitor para o acompanhamento de projetos estratégicos e institucionais, João Lanzinha, fez um balanço do programa, demonstrando a execução física e financeira. Foi apresentado o balanço global e uma reflexão sobre os desenvolvimentos futuros. A comitiva da DGES, visitou depois os “últimos avanços” na obra de construção do Centro Interativo de Ciências e observou alguns dos equipamentos adquiridos que, de acordo com a UBI, “em breve” vão equipar o espaço.