A Escola Básica dos Penedos Altos, na Covilhã, esta quinta-feira, 12 de dezembro, viu inaugurada uma rampa de acesso que assegura melhores condições de mobilidade entre o jardim de infância e aquela escola básica. Um investimento da União de Freguesias de Covilhã e Canhoso (UFCC), que neste dia apresentou o projeto de construção de um campo de jogos para o mesmo estabelecimento escolar e para a Escola de São Silvestre.
“Esta é uma obra que há muitos anos devia estar realizada”, afirmou o presidente da União de Freguesias, sublinhando que a empreitada, com um custo de 20 mil euros, resolve um problema de acessibilidade que persistia há bastante tempo.
“Infelizmente, foi uma obra que foi iniciada pela Câmara Municipal de Covilhã há uns anos, fizeram apenas o derrubo de parte do muro, mas nós achávamos que esta obra era muito importante para fazer a ligação entre a escola básica e o jardim de infância,” acrescentou Carlos Martins, reforçando a importância da intervenção para facilitar a circulação, especialmente em situações adversas como chuva, frio ou calor.
A inauguração da nova rampa foi pretexto para a União de Freguesias apresentar o projeto para a construção de um campo de jogos e recreio na Escola Básica dos Penedos Altos. Um espaço que “irá permitir que todas as crianças possam praticar vários tipos de desporto, nomeadamente o futebol, o basquetebol, o andebol, a própria patinagem também pode vir a ser praticada neste espaço”, aponta o autarca.
Embora os custos ainda não estejam totalmente quantificados, já existem verbas previstas no orçamento para 2025, revela o autarca. O objetivo é concluir as obras até final do próximo ano letivo, “que será em junto do próximo ano”.
Um projeto semelhante foi anunciado para a Escola de São Silvestre, em colaboração com a Associação de Pais, estando também previsto o início das obras durante as férias escolares e a sua conclusão no próximo ano letivo. “Este projeto foi apresentado pela Associação de Pais da Escola de São Silvestre e irá também ser investido em parte pela União de Freguesias. Fazemos votos de que esteja pronto no próximo ano,” concluiu o presidente.
A União de Freguesias Covilhã e Canhoso que, ao longo deste mês de dezembro, está a realizar uma série de inaugurações, e a homenagear diversas entidades e personalidades pelo trabalho feito naquela união de freguesias.