Quem o refere é o estudo nacional realizado pela Associação Nacional de Unidades de Saúde Familiar, “Momento Atual da Reforma dos Cuidados de Saúde Primários em Portugal, referente aos anos 2024 e 2025. Foram analisadas as 39 ULS em território nacional, e a ULS Castelo Branco fica mesmo em penúltimo lugar.
Foram analisados quatro critérios: Governação e Liderança; Comunicação e Articulação, Autonomia e Contratualização, Condições Operacionais e Recursos. E a média de avaliação da unidade albicastrense fica-se apenas nos 21.5%, apenas acima da ULS São José que se ficou pelos 19.4%.
Em sentido oposto, a ULS Guarda está no top 3 do país, com 55% de média, e até é a mais bem cotada do país em dois dos quatro critérios: Governação e Liderança com 83.3% e ainda Autonomia e Contratualização, exatamente com a mesma avaliação. Já a ULS Cova da Beira tem também resultados mais positivos, ficando em 11º lugar, com média de 44.6% e sendo a segunda melhor cotada a nível nacional no critério de Governação e Liderança.














