O presidente do conselho de administração da unidade local de saúde da Cova da Beira anunciou que a instituição vai avançar para a aquisição de um robô cirúrgico especificamente para a área da ortopedia. O anúncio feito por João Marques Gomes no âmbito das segundas jornadas científicas do serviço de ortopedia daquela unidade de saúde que decorreram sob o mote “Robótica e Novas Tecnologias”.
De acordo com João Marques Gomes “essa candidatura já foi autorizada pela tutela, o que representa um passo determinante para colocarmos a instituição na vanguarda da inovação cirúrgica em Portugal. Queremos ser uma ULS de referência, pela qualidade dos cuidados prestados, pela aposta na inovação e, acima de tudo, pelo compromisso com os nossos profissionais e com a nossa comunidade”.
O presidente do conselho de administração acrescenta que a introdução desta tecnologia de ponta vai permitir à ULS da Cova da Beira “melhorar significativamente a precisão e segurança dos procedimentos cirúrgicos ortopédicos, reduzir o tempo de recuperação dos doentes e consolidar a instituição como um polo de excelência em inovação médica”.
Estas jornadas científicas foram organizadas pela associação de ortopedia da Beira Interior, em parceria com a ULS da Cova da Beira, o centro académico clínico das Beiras e a faculdade de ciências da saúde da UBI, contando com o patrocínio da sociedade portuguesa de ortopedia e traumatologia.