A unidade de acidentes vasculares cerebrais da ULS da Cova da Beira vai associar-se às iniciativas nacionais que a sociedade portuguesa do AVC está a realizar em todo o país para assinalar a data e que este ano decorrem sob o mote “pare o AVC, junte-se a nós”.
A data vai ser assinalada pela unidade local de saúde da Cova da Beira com a realização de uma caminhada na aldeia histórica de Castelo Novo, no concelho do Fundão, no próximo dia 27 de Outubro com partida é às 10h00. Aos participantes é solicitado que utilizem peças de roupa vermelhas ou brancas. A participação é gratuita, mas sujeita a inscrição prévia através do e-mail: eventos@chcbeira.min-saude.pt
A nível nacional, a sociedade portuguesa do AVC está a organizar a realização de várias caminhadas locais, dinamizadas por instituições de saúde com o apoio de parceiros na comunidade, nomeadamente, municípios. Uma iniciativa que tem como grande objectivo “a promoção de hábitos de vida saudável, tais como a prática regular de actividade física, e sensibilizar a população sobre os sinais de alerta do AVC, factores de risco e medidas preventivas, daquela que é a principal causa de mortalidade e incapacidade em Portugal” refere em comunicado a ULS da Cova da Beira.