A Unidade Local de Saúde (ULS) da Cova da Beira recebeu 58 novos médicos internos. Os novos profissionais foram recebidos numa sessão de boas-vindas esta quinta-feira, 2 de janeiro, no hospital Pêro da Covilhã.
No total, entraram 42 médicos em formação geral e 16 em formação especializada nas áreas de cirurgia, medicina geral e familiar, medicina interna, medicina intensiva, ortopedia, pediatria, pneumologia, psiquiatria e reumatologia.
O internato médico é uma das etapas fundamentais da formação, que permite aos médicos desenvolver competências teóricas e práticas essenciais.
Enquanto o primeiro ano oferece uma visão ampla dos serviços hospitalares e dos cuidados de saúde primários, a formação especializada, com duração de 4 a 6 anos, aprofunda o conhecimento técnico e clínico, explica a ULS.
A sessão de boas vindas foi conduzida pela diretora do internato médico, Arminda Jorge, que destacou a importância do compromisso e da responsabilidade dos novos médicos nos cuidados de saúde hospitalares e nos cuidados de saúde primários.
A sessão incluiu a transmissão ao vivo da Cerimónia Nacional de Acolhimento dos Novos Internos 2025, realizada pela ULS de Santa Maria e o Centro Académico de Medicina de Lisboa, diretamente do Auditório João Lobo Antunes na Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa.